BIG News
Home / BIG Notes / ABNT – Nova norma para Inspeção Predial

ABNT – Nova norma para Inspeção Predial

A equipe da PINI divulgou uma notícia de que a ABNT está planejando complementar, com uma nova norma até o fim do ano, a NBR-5674 relativa à manutenção de edificações, incorporando aspectos da nova norma de desempenho.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) instalou no início do mês a Comissão de Estudo de Inspeção (CE-02:140.02), que pretende criar uma norma com um critério técnico único para a realização das inspeções de edificações. O grupo é coordenado por Alexandre Luís de Oliveira, presidente da CompraCon-SP e membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

O objetivo da comissão é complementar a NBR 5.674 – Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Além disso, a comissão pretende  estabelecer os padrões mínimos de desempenho equivalentes aos das construções novas, de acordo com a NBR 15.575 – Edificações habitacionais – Desempenho. Deverá também ser incluído no texto pontos levantados pelas demais entidades do setor, autarquias e instituições diversas como, por exemplo, o Corpo de Bombeiros.

“A data prevista para o término dos trabalhos é até o final deste ano, mas já saliento que é um prazo arrojado”, afirma Oliveira. O texto-base inicial será apresentado à sociedade nas próximas semanas.

Notas e Referencias

O artigo original pelo Rodrigo Louzas da redação da PINIWeb você encontra aqui.

Quer saber um pouco mais sobre a NBR 15.575, mais conhecida como a Norma de Desempenho? Então confira também estas publicações:

Boa leitura, e não esqueça de deixar o seu comentário!

Gostou do BIG?  Então curta a nossa página no Facebook, nos siga no Twitter e veja alguns videos interessantes no Youtube!

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Workshop | Relações Governamentais Estratégicas

A crescente influência do Governo em variadas áreas e setores demanda profissionais cada vez mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *