Durante evento no último dia 30/04 o Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo) lançou a versão digital do livro “Tornando nosso ambiente construído mais sustentável – Custos, Benefícios e Estratégias”.
Escrito pelo norte-americano Greg Kats, uma das maiores autoridades da atualidade no estudo dos aspectos econômicos relacionados ao ciclo de vida de empreendimentos imobiliários sustentáveis, a publicação está disponível para download gratuito.
O livro apresenta dados resultantes de uma pesquisa com mais de 170 edifícios certificados, entre eles o indicador de que, em média, a construção de um prédio sustentável custa apenas 2% a mais que um convencional. “A percepção das pessoas é que esse custo adicional é de 17% – uma percepção errada”, afirma Hamilton de França Leite Junior, diretor de Sustentabilidade do sindicato.
Outro resultado interessante são os ganhos apontados nos edifícios comerciais,especialmente na valorização dos imóveis: a taxa de ocupação é 5% maior, o ganho com aluguel cresce 35% e o valor do imóvel aumenta em 64%, em comparação com os convencionais.
Opiniões
Durante o evento de lançamento do livro forma debatidos diversos argumentos e pontos de vista, como o do professor Cláudio Alencar (Poli-USP) que lamentou a falta de uma base de dados consistente e rigorosa em construção sustentável no Brasil, que permita a realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos. José Moulin Netto, do Green Building Council Brasil, enfatizou a importância de não se olhar somente os custos da construção, mas todo o ciclo, que chega a durar 50 anos na ocupação de um edifício, período em que os benefícios serão usufruídos, e ainda a qualidade da informação e metodologia adotada na pesquisa realizada pelo autor do livro foram destacadas por Rafael Tello, pesquisador da Fundação Dom Cabral: “Precisamos de informações para dar sentido à construção sustentável. O livro serve de parâmetro para Brasil”, afirmou.
Outras publicações
O Secovi-SP tem ainda outras publicações nesta área como o caderno Condutas de Sustentabilidade no Setor Imobiliário, feito em parceria com o CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável).
Quer saber mais sobre empreendimentos sustentáveis? Então veja aqui outras publicações no BIG sobre o LEED, Referncial AQUA e empreendimentos sustentáveis!
Recomendamos ainda a leitura dos seguintes artigos:
- Compra verde – Diretor de qualidade da Joal Teitelbaum relata experiência da construtora para obter a certificação de empreendimentos residenciais sustentáveis.
- Sai o primeiro LEED Ouro EB O&M do Brasil – A certificação de operação e manutenção é oportunidade para reduzir o impacto ambiental dos edifícios e garantir qualidade de vida aos ocupantes.
- Prefeituras despertam para a certificação verde – Municípios passam a criar formas de incentivo e de controle das construções sustentáveis, que vão desde IPTU verde a selos de qualidade.
Gostou? Não esqueça de deixar o seu comentário e de quebra, curta a nossa página no Facebook!
Um comentário!
Pingback: Bauhaus: downloads gratuitos | BIG Project Brasil