BIG News
Home / Projetos e Construção / Empreendimentos Sustentáveis / Baixe livro sobre custos, benefícios e estratégias da construção sustentável
Tornando nosso ambiente construído mais sustentável – Custos, Benefícios e Estratégias

Baixe livro sobre custos, benefícios e estratégias da construção sustentável

Durante evento no último dia 30/04 o Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo) lançou a versão digital do livro “Tornando nosso ambiente construído mais sustentável – Custos, Benefícios e Estratégias”.

Escrito pelo norte-americano Greg Kats, uma das maiores autoridades da atualidade no estudo dos aspectos econômicos relacionados ao ciclo de vida de empreendimentos imobiliários sustentáveis, a publicação está disponível para download gratuito.

O livro apresenta dados resultantes de uma pesquisa com mais de 170 edifícios certificados, entre eles o indicador de que, em média, a construção de um prédio sustentável custa apenas 2% a mais que um convencional. “A percepção das pessoas é que esse custo adicional é de 17% – uma percepção errada”, afirma Hamilton de França Leite Junior, diretor de Sustentabilidade do sindicato.

Outro resultado interessante são os ganhos apontados nos edifícios comerciais,especialmente na valorização dos imóveis: a taxa de ocupação é 5% maior, o ganho com aluguel cresce 35% e o valor do imóvel aumenta em 64%, em comparação com os convencionais.

Opiniões

Durante o evento de lançamento do livro forma debatidos diversos argumentos e pontos de vista, como o do professor Cláudio Alencar (Poli-USP) que lamentou a falta de uma base de dados consistente e rigorosa em construção sustentável no Brasil, que permita a realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos. José Moulin Netto, do Green Building Council Brasil, enfatizou a importância de não se olhar somente os custos da construção, mas todo o ciclo, que chega a durar 50 anos na ocupação de um edifício, período em que os benefícios serão usufruídos, e ainda a qualidade da informação e metodologia adotada na pesquisa realizada pelo autor do livro foram destacadas por Rafael Tello, pesquisador da Fundação Dom Cabral: “Precisamos de informações para dar sentido à construção sustentável. O livro serve de parâmetro para Brasil”, afirmou.

Outras publicações

O Secovi-SP tem ainda outras publicações nesta área como o caderno Condutas de Sustentabilidade no Setor Imobiliário, feito em parceria com o CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável).

Notas e Referencias

Quer saber mais sobre empreendimentos sustentáveis? Então veja aqui outras publicações no BIG sobre o LEED, Referncial AQUA e empreendimentos sustentáveis!

Recomendamos ainda a leitura dos seguintes artigos:

  • Compra verde – Diretor de qualidade da Joal Teitelbaum relata experiência da construtora para obter a certificação de empreendimentos residenciais sustentáveis.

Gostou? Não esqueça de deixar o seu comentário e de quebra, curta a nossa página no Facebook!

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Legislações sustentáveis

Em terceiro lugar no ranking mundial, o Brasil é uma das nações mais avançadas em quantidade …