BIG News
Home / Economia / Construção Civil / CBIC: Construção deve estagnar em 2014
O CBIC revisa previsão de alta de 2,5% e a perspectiva agora é que a construção civil deve estagnar ou crescer até 1% em 2014.

CBIC: Construção deve estagnar em 2014

O CBIC revisa previsão de alta de 2,5%, mas considerando a desaceleração da economia, atraso em obras públicas e conclusão do Minha Casa, Minha Vida 2, a perspectiva  agora é que a construção civil deve estagnar ou crescer até 1% em 2014.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reduziu na última terça-feira (19) a previsão de crescimento do setor para 2014. Segundo o novo presidente da entidade, José Carlos Martins, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deverá estagnar ou avançar a, no máximo, 1% este ano, ante a projeção anterior de alta de 2,5%.

Em 2013, o PIB da construção teve alta de 1,6% segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Martins, o baixo crescimento esperado para o ano se deve à desaceleração da economia, atrasos em obras públicas de infraestrutura e conclusão de programas habitacionais. O término da segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), segundo ele, poderá provocar paralisação de negócios e demissão de operários, por isso, a CBIC pretende pedir ao presidente eleito em outubro que inclua mais 350 mil unidades na meta atual do programa e amplie seu prazo até o meio de 2015.

Em relação ao nível de emprego na construção civil esperado para o ano, Martins afirmou que deve se manter estável. Atualmente, o setor emprega cerca de três milhões de trabalhadores, número que não deve sofrer alterações significativas.

A projeção de crescimento para o ano de 2015 será feita pela entidade com base no desempenho do segundo semestre.

Notas e Referencias

Interessado em noticias e informações sobre Economia? Então confira aqui uma listagem completa das publicações do BIG!

Mas se está interessado em Projetos e Construção, este é o seu caminho!

Gostou do nosso conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook!

A publicação original por Kelly Amorim, do Portal PINIweb você confere clicando aqui.

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

IGP-M desacelera em Outubro

Segundo a FGV/IBRE, o índice mostra novo recuo na segunda prévia de outubro O Índice …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *