BIG News
Home / Economia / Conforme o índice a inflação sobe ou recua

Conforme o índice a inflação sobe ou recua

Duas notícias chamaram a atenção nos últimos dias sobre a inflação de setembro: uma manchete indica que ela subiu, mas outra afirma que recuou. Confira as duas e tire suas conclusões:

Inflação para famílias com renda de até 2,5 salários sobe em setembro

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), apresentou em setembro uma variação de 0,46%, após ter ficado estável em agosto. Com este resultado, o indicador acumula alta de 4,49% no ano e de 6,53% nos últimos 12 meses.

O índice avalia a inflação da cesta de produtos e serviços mais consumidos pelas famílias com renda de até 2,5 salários mínimos mensais e, apesar da variação positiva, o resultado ficou abaixo da inflação geral, que marcou alta de 0,49%. Segundo o levantamento, a conta de luz e a carne foram os itens que mais puxaram o IPC-C1 no mês.

Sete das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. Foram elas: alimentação (-0,03% para 0,49%); habitação (0,23% para 0,70%); transportes (-0,25% para 0,41%); saúde e cuidados pessoais (0,20% para 0,42%); comunicação (-0,93% para 0,03%); vestuário (-0,48% para -0,11%); e educação, leitura e recreação (0,38% para 0,48%).

Inflação medida pelo IGP-DI recua em setembro

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) apresentou uma queda em setembro, variando 0,02% ante 0,06% registrado em agosto. Em setembro de 2013, a variação foi de 1,36% e, nos últimos 12 meses, o IGP-DI avançou 3,24%.

No mês, destacam-se as variações de -0,18% do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), contra 0,04% registrado em agosto; de 0,49% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que ficou 0,37 pontos percentuais (p.p) acima do apurado no mês anterior; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que apresentou uma taxa de variação de 0,15%, acima do resultado de agosto, de 0,08%.

O IGP-DI de setembro foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 1º e 30 do mês de referência.

Notas e Referencias

As duas noticias estão disponíveis no site da FGV e você pode acessá-las clicando aqui para o IPC-C1 e aqui para IGP-DI.
Interessado em noticias e informações sobre Economia? Então confira aqui uma listagem completa das publicações do BIG!
Gostou do nosso conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook!

Comentários

comentário(s)

Sobre BIG Project Brasil

Um blog com informações sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão, Economia, Projetos e Construção e muito mais! Eleito por dois anos consecutivos TOP 2 pelo Juri Acadêmico na Categoria Blog Corporativos Profissional no TOPBLOG, maior prêmio da internet brasileira (2012 e 2013).

Confira também

IGP-M desacelera em Outubro

Segundo a FGV/IBRE, o índice mostra novo recuo na segunda prévia de outubro O Índice …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *