BIG News
Home / Economia / Construção Civil / Custo da construção tem leve crescimento em outubro

Custo da construção tem leve crescimento em outubro

Calculado pela FGV, INCC-M aumentou 0,24% no último mês. No ano, índice acumula taxa de 6,68%

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) apresentou variação de 0,24% em outubro. O resultado é ligeiramente maior do que o registrado no mês anterior, de 0,21%. A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi feita com base nos preços coletados entre os dias 21 de setembro e 20 de outubro.

 No acumulado do ano, o INCC apresenta alta de 6,68%. Já nos últimos 12 meses, o índice registra variação de 7,59%.

No grupo materiais, equipamentos e serviços, o índice relacionado a materiais e equipamentos apresentou variação de 0,51%, contra 0,42% em setembro. Dos quatro subgrupos componentes, dois registraram crescimento em suas taxas: materiais para acabamento (de 0,26% para 0,49%) e equipamentos para transporte de pessoas (de 0,01% para 0,71%).

Já o grupo mão de obra cresceu 0,01% no mês de outubro – o índice não havia variado no mês anterior. De acordo com a FGV, a mudança é consequência de reajuste de mercado ocorrido em São Paulo.

A capital que apresentou maior aceleração foi Recife, indo de 0,15% em setembro para 0,48% este mês. São Paulo e Salvador, por outro lado, foram as únicas a registrar desaceleração: a capital paulista foi de 0,23% para 0,20%, enquanto o município baiano foi de 0,26% para 0,14%.

Original por Aline Rocha na PINIWeb está aqui.

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

IGP-M desacelera em Outubro

Segundo a FGV/IBRE, o índice mostra novo recuo na segunda prévia de outubro O Índice …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *