BIG News
Home / Economia / Comércio Exterior / Demandas do setor logístico impulsionam empresas de TI

Demandas do setor logístico impulsionam empresas de TI

Em 2013, a segunda maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior do mundo registra um aumento na participação de empresas do setor.

A necessidade de otimizar processos e reduzir custos nas cadeias de produção e de distribuição fizeram das soluções de tecnologia um novo nicho da logística. Eleita pelas empresas do ramo como o centro difusor de soluções para o transporte de cargas e logística, a 19ª Intermodal South America reunirá este ano quinze companhias que trazem portfólios de soluções específicas para o segmento. “Devido à forte procura por novas soluções de software, sistemas e tecnologia pelo setor logístico, houve um aumento significativo na quantidade das empresas expositoras este ano”, pontua o gerente da Intermodal South America, Michael Fine.

De acordo com as associações do setor, como a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e a Abradisti (Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação), o segmento de Tecnologia da Informação apresenta crescimento significativo nos últimos anos e projeta para o País expansão entre 6% e 9% em 2013 em todos os campos de atuação.

Novidades na Intermodal – Especializada em tecnologia e informação aplicadas ao comércio exterior, a New Soft Intelligence (NSI) comemora um resultado 45% melhor em 2012 do que no ano anterior e investe em uma nova versão de seu aplicativo, o ECOMEX Suite, que será migrado para uma plataforma JAVA (J2EE). O novo formato segue a tendência do mercado na direção da padronização em tecnologias abertas e permitirá que diversos sistemas se comuniquem, agilizando o fluxo.

Uma das novidades da empresa para a Intermoda é o ECOMEX Recof, módulo que atende às novas regras do Recof (Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado), determinadas recentemente pela Receita Federal. “Vamos mostrar algumas das modificações do ECOMEX Suite e destacaremos módulos como RECOF, REPETRO, IN 513. A NSI quer aproveitar as oportunidades comerciais da área, que serão geradas dentro da Intermodal, para fechar novos negócios junto ao setor”, expõe o diretor geral da New Soft Intelligence (NSI), André Barros.

Buscando aproveitar a visibilidade da Intermodal, a GKO Informática faz sua estreia na feira e traz na bagagem o software GKO Frete e seus benefícios na diminuição dos custos com frete. Há 20 anos no mercado, a empresa aponta um crescimento na ordem de 15% no último ano e tem uma cartela de cerca de 200 empresas. Atualmente se dedica ao desenvolvimento e à implantação de soluções tecnológicas na área de logística e especializou-se na área de gestão de fretes para embarcadores.

“Vamos oferecer aos nossos clientes soluções complementares ao software, principalmente voltadas à integração on line, de forma que o GKO Frete possa prestar serviços a outros sistemas nas áreas de compras e vendas por meio de dispositivos móveis”, adianta Ricardo Gorodovits, diretor da GKO Informática.

Automação – A necessidade de automatizar os processos ganhou peso nas decisões sobre os investimentos nas organizações. É neste cenário que as empresas de tecnologia se baseiam para oferecer soluções que englobem os processos de maneira eficiente, agilizando o resultado, reduzindo custos e contribuindo para o controle de ativos. Em resumo, a automação logística está diretamente ligada à qualidade do serviço entregue.

Este é um dos princípios norteadores da brasileira TOTVS, que pela primeira vez participa da Intermodal South America. A companhia mantém um grupo de trabalho voltado à gestão de processos logísticos e de distribuição, suprindo embarcadores, recintos aduaneiros, operadores logísticos e transportadores. A empresa registrou alta de 7,9% na receita líquida do 4º trimestre de 2012, passando os R$ 360 milhões, e programa-se para realizar aquisições este ano.

“A TOTVS considera este segmento como estratégico e vem investindo cada vez mais em soluções inovadoras que tragam maior produtividade e retorno. Na Intermodal levaremos soluções para atender toda a cadeia de abastecimento. Além do ERP, vamos apresentar ferramentar de comércio exterior, TMS, WMS, Sistema de Armazenagem para Recintos Aduaneiros, Sistema Integrado de Portos, soluções de mobilidade, otimização de estoques, avaliação de fornecedores, e outras”, destacou André Veiga, gestor do segmento de Distribuição & Logística da TOTVS.

As empresas que representam o setor de TI na Intermodal este ano são: Average Tecnologia, Bysoft, Softway, Fall Protection Systems, Gko Informática, GTT Logistics, Modallport Sistemas, Navis, New Soft Intelligence (NSI), Protekto, Renasoft, Repom, Schenck, Process, Totvs e Trade-Easy.

Intermodal South America 2013

A 19ª edição da *Intermodal South America* acontece entre os dias 02 e 04 de abril de 2013, no Transamerica Expo Center, em São Paulo-SP. Segundo maior evento do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, a feira internacional registra em 2013 expansão de 23% e mais de 600 empresas expositoras, de 22 países diferentes. A Intermodal deve receber cerca de 45 mil profissionais, público este formado em sua maioria (65% em 2012) por embarcadores de carga/indústria envolvidos no processo de compra de suas empresas. Paralelamente à feira serão realizadas a Conferência InfraPortos, Rail Cargo South America 2013, Air Cargo South America 2013, Innovative Supply Chain 2013 e a 4ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha.

A postagem original, no site do evento, você encontra aqui.

Comentários

comentário(s)

Sobre André Coelho

André Coelho
Economista formado pela UFBA com Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS, é também especialista em Gerenciamento de Projetos na FGV. Ministra aulas em diversas universidades para turmas de engenharia, logística e publicidade.

Confira também

IGP-M desacelera em Outubro

Segundo a FGV/IBRE, o índice mostra novo recuo na segunda prévia de outubro O Índice …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *