BIG News
Home / Projetos e Construção / Empreendimentos Sustentáveis / GBC Brasil apresenta referencial para a construção de residências sustentáveis

GBC Brasil apresenta referencial para a construção de residências sustentáveis

Em fase piloto, projeto quer criar parâmetros de sustentabilidade para casas de diversos tamanhos no Brasil.

O Green Building Council Brasil (GBC) apresentou na última semana do dia 17/09 o Referencial GBC Brasil Casa, que pretende criar parâmetros de sustentabilidade para residências do país. O projeto, ainda em fase piloto, usa como base o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) for Homes, desenvolvido pelo GBC dos Estados Unidos.

O trabalho começou a ser desenvolvido há um ano, após crescente demanda do mercado. “Muitos proprietários nos procuravam para saber como construir uma casa sustentável, a preocupação com os materiais a serem utilizados e o que deveria ser observado”, afirma Maria Cariolina Fujihara, coordenadora técnica do projeto.

O referencial tem o objetivo de criar parâmetros sustentáveis para residências de diversos tamanhos. Os empreendimentos serão avaliados nas categorias de implantação, uso racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, requisitos sociais e créditos regionais, que variam de acordo com a região do país.

Cinco empreendimentos, um de cada região do Brasil, serão escolhidos para participar da fase piloto do projeto, que vai testar a aplicação do referencial. Não haverá restrições de tamanho para as residências, mas estas precisam ter prazo de execução de no mínimo um ano e estar no fim da concepção do projeto ou no início da obra.

O referencial deve ser finalizado em 2013. A partir de então, o GBC Brasil vai oferecer cursos de capacitação para profissionais interessados nas diretrizes do documento.

Notícia original por Aline Rocha na PINIWeb você encontra aqui.

Para saber um pouco mais sobre o Referencial GBC Brasil Casa, veja aqui.

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Legislações sustentáveis

Em terceiro lugar no ranking mundial, o Brasil é uma das nações mais avançadas em quantidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *