Em fase piloto, projeto quer criar parâmetros de sustentabilidade para casas de diversos tamanhos no Brasil.
O Green Building Council Brasil (GBC) apresentou na última semana do dia 17/09 o Referencial GBC Brasil Casa, que pretende criar parâmetros de sustentabilidade para residências do país. O projeto, ainda em fase piloto, usa como base o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) for Homes, desenvolvido pelo GBC dos Estados Unidos.
O trabalho começou a ser desenvolvido há um ano, após crescente demanda do mercado. “Muitos proprietários nos procuravam para saber como construir uma casa sustentável, a preocupação com os materiais a serem utilizados e o que deveria ser observado”, afirma Maria Cariolina Fujihara, coordenadora técnica do projeto.
O referencial tem o objetivo de criar parâmetros sustentáveis para residências de diversos tamanhos. Os empreendimentos serão avaliados nas categorias de implantação, uso racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, requisitos sociais e créditos regionais, que variam de acordo com a região do país.
Cinco empreendimentos, um de cada região do Brasil, serão escolhidos para participar da fase piloto do projeto, que vai testar a aplicação do referencial. Não haverá restrições de tamanho para as residências, mas estas precisam ter prazo de execução de no mínimo um ano e estar no fim da concepção do projeto ou no início da obra.
O referencial deve ser finalizado em 2013. A partir de então, o GBC Brasil vai oferecer cursos de capacitação para profissionais interessados nas diretrizes do documento.
Notícia original por Aline Rocha na PINIWeb você encontra aqui.
Para saber um pouco mais sobre o Referencial GBC Brasil Casa, veja aqui.