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Gerenciamento da Comunicação segundo o Guia PMBOK

O Guia PMBOK® fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos descrevendo normas, métodos e processos com base nas melhores práticas já reconhecidas e praticadas pelos profissionais de gerenciamento de projetos. Nele estão estabelecidos 42 processos divididos em nove áreas de conhecimento e agrupados em cinco grupos de processo, ou fases interdependentes, relacionadas a:

  • Iniciação: são os processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou a fase;
  • Planejamento: os processos realizados para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar os objetivos pra os quais o projeto foi criado;
  • Execução: os processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do mesmo;
  • Monitoramento e controle: os processos necessários para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes;
  • Encerramento: os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou a fase (Guia PMBOK®, 2008, p.39).

A gerência da comunicação é a sétima área estudada, sendo que o Guia PMBOK® coloca que:

“O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada. […] Uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto.” (Guia PMBOK®, 2008, p.243)

O gerenciamento da comunicação possui cinco processos caracterizados por objetivos específicos, que interagem entre si e com os processos das outras áreas de conhecimento, transcritos a seguir:

  1. Identificar as partes interessadas: O processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e de documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.
  2. Planejar as comunicações: o processo de determinação das necessidades de informação das partes interessadas no projeto e definição de uma abordagem de comunicação.
  3. Distribuir as informações: o processo de colocar as informações necessárias à disposição das partes interessadas no projeto, conforme planejado.
  4. Gerenciar as expectativas das partes interessadas: o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrem.
  5. Reportar o desempenho: O processo de coleta e distribuição de informações sobre o desempenho, incluindo relatórios de andamento, medições do progresso e previsões. (Guia PMBOK®, 2008, p.243)

Estes cinco processos estão relacionados à apenas quatro fases dos projetos,  como demonstra a tabela a seguir:

Grupos de processos de gerenciamento da comunicação (fonte: Guia PMBOK®, 2008, p.43, adaptado pelo autor)


A seguir temos uma visão geral do gerenciamento das comunicações do projeto, também extraída do Guia PMBOK® (2008), que demonstra uma visão geral do gerenciamento das comunicações e dos seus processos, onde cada um possui um conjunto próprio de ferramentas e técnicas que, após processarem informações e documentos pré-determinados, ou entradas, e geram documentos de apoio à gerencia da comunicação, também chamados de saídas, como relatórios de desempenho, solicitações de mudanças e o próprio plano de gerenciamento das comunicações.

Visão geral do Gerenciamento da Comunicação em Projetos pelo PMBOK (fonte: Guia PMBOK® 2008)

Como comentado no início, o Guia PMBOK® é um guia de melhores práticas que fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos, mas cabe ao Gerente de Projetos verificar a real pertinência e aplicação de cada processo dentro do seu projeto ou área de atuação, uma vez que para qualquer projeto específico, o Gerente de Projetos, em colaboração com a equipe de projetos, sempre é responsável por determinar quais os processos são apropriados e o grau de rigor apropriado para cada um (Guia PMBOK®, 2008, p.39).

Notas e Referencias

Este breve artigo foi extraído do TCC “O Gerenciamento da Comunicação na visão de um Coordenador de Projetos” apresentado por Carlos Galassi para conclusão do MBA em Gerenciamento de Projetos,  que você consegue ler o resumo e fazer o download por aqui.

Para quem está interessado em saber um pouco mais sobre Gerenciamento de Projetos e Gestão da Comunicação, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

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Abraços, CG 

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Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

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Um comentário!

  1. Me ajudou muito,estou fazendo um trabalho de projeto em comunicação abriu minha mente.
    muito bom 😉