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IGP-M desacelera em Outubro

Segundo a FGV/IBRE, o índice mostra novo recuo na segunda prévia de outubro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), registrou, na segunda prévia de outubro, uma variação de 0,13%. O resultado apresenta uma desaceleração do índice, se comparado à variação de 0,31% registrada no mês anterior. O segundo decêndio do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou variação de 0,03% no período, inferior à taxa de 0,32% registrada em setembro, enquanto a taxa de variação dos Bens Finais passou de 0,24% para 0,31%. A maior contribuição para este movimento teve origem no subgrupo alimentos in natura, cuja taxa passou de -6,29% para -1,68%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,40%, nesta segunda prévia de outubro, ante 0,32% do mesmo período do mês anterior. Quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A principal contribuição partiu do grupo Alimentação (0,20% para 0,55%). Nesta classe de despesa, cabe mencionar o item hortaliças e legumes, cuja taxa passou de -7,27% para 0,63%.

Por sua vez o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,15 por cento na segunda apuração de outubro, após alta de 0,20% no mesmo período em setembro. O INCC responde por 10% do IGP.

Vale lembrar que o IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Notas e Referencias

Esta postagem tem como fontes a FGV e a Reuters Brasil.
 
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Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

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