BIG News
Home / Economia / Construção Civil / IGP-M: inflação na primeira prévia de setembro

IGP-M: inflação na primeira prévia de setembro

A aceleração do IGP-M foi provocada por preços mais altos no atacado e no varejo

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,26% na primeira prévia de setembro, após ter registrado deflação de 0,31% no mesmo período em agosto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O IGP-M é geralmente usado como referência para reajuste de contratos, como os de aluguel. No ano, por ora, o indicador acumulou alta de 1,82%; em 12 meses, o avanço foi de 3,61%.

A aceleração do IGP-M foi provocada por preços mais altos no atacado e no varejo. No primeiro caso, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) – que tem peso de 60% no indicador – saiu de uma queda de 0,56% na parcial de agosto para elevação de 0,31% na primeira medição de setembro. Os produtos agropecuários tiveram o mesmo comportamento (-1,03% para +0,81%) assim como os produtos industriais (-0,39% para +0,13%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), por sua vez, acelerou de 0,03% na medição inicial de agosto para 0,18% na apuração atual, puxado principalmente pelo grupo Alimentação, que saiu de baixa de 0,23% para avanço de 0,01%. Essa classe de despesa foi influenciada, sobretudo, pelo preço das carnes bovinas (-0,92% para +1,14%). Vestuário e Comunicação tiveram deflação, de 0,37% e 0,17%, respectivamente.

Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,12% na primeira prévia de setembro, menos intensa do que aquela verificada um mês antes, de 0,44%. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços aumentou 0,26% e aquele que representa o custo da mão de obra registrou variação nula.

A primeira prévia do IGP-M compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 31 do mês de agosto.

Notas e Referencias

Interessado em noticias e informações sobre Economia? Então confira aqui uma listagem completa das publicações do BIG!

Mas se está interessado em Projetos e Construção, este é o seu caminho!

Gostou do nosso conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook!

A publicação original no portal AECweb você confere clicando aqui.

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

IGP-M desacelera em Outubro

Segundo a FGV/IBRE, o índice mostra novo recuo na segunda prévia de outubro O Índice …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *