BIG News
Home / Economia / Construção Civil / Investimentos na construção civil caem no primeiro semestre
Investimentos na construção civil
Investimentos na construção civil

Investimentos na construção civil caem no primeiro semestre

Segundo pesquisa da ITC, nos primeiros seis meses do ano, foram aplicados 258,71 bilhões de dólares no setor.

A consultoria Inteligência Empresarial da Construção (ITC) divulgou na última segunda-feira (09/10/13) uma pesquisa que mostra que os investimentos públicos e privados na construção civil caíram 14,2% no primeiro semestre de 2013. Ao todo, foram aplicados 258,71 bilhões de dólares nos seis primeiros meses do ano, sendo que nesse mesmo período de 2012 o resultado foi de 301,53 bilhões de dólares.

De acordo com a ITC, a queda foi puxada principalmente pelas obras industriais, que tiveram aportes de 155,4 bilhões de dólares. O valor é 18,9% menor do que o registrado no ano passado. Já no segmento comercial, a redução foi de 7,8% no período.

Em relação as residências, no primeiro semestre de 2013, as obras tiveram um crescimento de 6% em relação ao ano de 2012. Quando comparado a 2011, o crescimento foi ainda maior, alcançando os 14%. Os volumes de investimentos no segmento chegaram a 27,45 bilhões dólares, valor que se manteve estável em relação a 2012 e 4% superior na comparação com 2011.

Quando dividido em regiões, ainda de acordo com o ITC, o Sudeste se destacou com 3807 obras, representando 54,3% do valor total. Na segunda colocação, ficou as regiões Norte e Nordeste, com 1452 obras (20,7%), o Sul com 1276 (18,2%) e o Centro-Oeste com 470 obras (6,7%).

Notas e Referencias

O texto original na Construção e Mercado por Rodrigo Louzas você encontra aqui.

Se você ficou interessado e quer ler um pouco mais sobre o mercado da Construção Civil, indicamos os seguintes artigos:

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário!

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

IGP-M desacelera em Outubro

Segundo a FGV/IBRE, o índice mostra novo recuo na segunda prévia de outubro O Índice …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *