BIG News
Home / BIG Links / Projetos e Construção

Projetos e Construção

Instituições, Conselhos e Sindicatos

CONFEA (www.confea.org.br) – Em sua concepção atual, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é regido pela Lei 5.194 de 1966, e representa também os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas especializações, num total de centenas de títulos profissionais.

CREA-BA (www.creaba.org.br) – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado da Bahia, é uma autarquia federal de fiscalização do exercício das profissões de Engenheiros, Agrônomos, Geólogos, Geógrafos, Meteorologistas, Tecnólogos e Técnicos de Segundo Grau destas modalidades.

CAU (www.cau.org.br) – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAU/UF foram criados com a Lei nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país.

CAU-BA (www.cauba.org.br) – Autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, o CAU/BA possui a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo.

AsBEA (www.asbea.org.br) – Fundada em 1973, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura é uma entidade independente e de abrangência nacional. É a única representante desta atividade empresarial que congrega escritórios e empresas fornecedoras de produtos e serviços do setor de arquitetura e construção civil, onde seu papel é contribuir para a contínua evolução no campo da arquitetura, para a valorização da sua importância no desenvolvimento urbano e melhoria qualitativa da construção civil do País.

IAB-BA (www.iab-ba.org.br) – O IAB é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1939, que congrega todos os arquitetos do país e realiza um importante trabalho de caráter social e cultural em defesa de seus 12.500 filiados em todo o país. O Departamento da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-BA foi fundado em 1954.

SINARQ-BA (www.sinarq-bahia.org.br) – A Associação Profissional dos Arquitetos fundada em 1959 com a função de coordenar e defender os interesses profissionais dos arquitetos teve sua denominação alterada para Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia – Sinarq-BA, em Assembleia Geral Extraordinária em 05 de março de 1972.

SINAENCO (www.sinaenco.com.br) – O SINAENCO é o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva e tem como base todo o território brasileiro.
Abrange as empresas que prestam serviços de planejamento, estudos, planos, pesquisas, projetos, controles, gerenciamento, supervisão técnica, inspeção, diligenciamento e fiscalização de empreendimentos relativos à arquitetura e à engenharia.

SINDUSCON-BA (www.sinduscon-ba.com.br) – O Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA é uma entidade privada, sem fins lucrativos, agregativa dos interesses da categoria econômica da Indústria da Construção do Estado da Bahia.

CBIC (www.cbic.org.br) – A Câmara Brasileira da Industria da Construção foi fundada em 1957, no Rio de Janeiro, com o objetivo de tratar de questões ligadas à Indústria da Construção e ao Mercado Imobiliário, e de ser a representante deste setor no Brasil e no exterior. Hoje sediada em Brasília, reúne 59 sindicatos e associações patronais do setor da construção, das 27 unidades da Federação.

ADEMI-BA (www.ademi-ba.com.br) – Fundada no dia 13 de agosto de 1975, ano no qual a construção civil baiana estava em franca expansão, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia é uma organização empresarial sem fins lucrativos, que reúne cerca de 80% das construtoras e incorporadoras em atividade no estado.

Fundação Vanzolini (www.vanzolini.org.br) – instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades correlatas que realiza, com total caráter inovador.

ABRASIP (www.abrasip.org.br) – Em 14 de Dezembro de 2000, cerca de 20 empresas de Projetos de Sistemas Prediais fundaram a ABRASIP – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais, uma sociedade civil sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira.

ABRISTAL (www.abrinstal.com.br) – A “Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações- ABRINSTAL” é uma entidade criada com o objetivo de planejar, organizar e catalisar ações que visem a conformidade e eficiência das instalações: Elétrica, Hidráulica, Gás, Combate à incêndio e Telecomunicações nas edificações.

Normas e Qualidade

ABNT (www.abnt.org.br) – Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização, sendo membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).

CB-02 (www.cobracon.org.br) – O Comitê Brasileiro de Construção Civil elabora, divulga e difunde normas técnicas para o setor da construção civil, elevando o nível de qualidade de seus produtos e serviços, abrangendo aspectos referentes ao planejamento, projeto, execução, métodos de ensaio, armazenamento, transporte, operação, uso e manutenção, e necessidades do usuário, subdivididas setorialmente.

Falcão Bauer (www.ifbauer.org.br) – O Instituto Falcão Bauer da Qualidade atua na Certificação Compulsória, cujos Órgãos Governamentais (Ministérios), juntamente com o INMETRO, estabelecem como obrigatórios os requisitos a serem cumpridos pelas Empresas; bem como na Certificação Voluntária, de iniciativa das Empresas ou Associações, as quais informam ao Instituto Falcão Bauer da Qualidade seus objetivos e pretensões.

PBQP-H (www.cidades.gov.br/pbqp-h) – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: amelhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

INMETRO (www.inmetro.gov.br) – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro – é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

 
Sustentabilidade

Processo AQUA (www.processoaqua.com.br) – O Processo AQUA é um Processo de Gestão Total do Projeto para obter a Alta Qualidade Ambiental do seu Empreendimento de Construção. Essa qualidade é demonstrada para seus clientes, investidores e demais partes interessadas por meio da certificação, concedida pela Fundação Vanzolini, com base em auditorias presenciais independentes.

GBC Brasil (www.gbcbrasil.org.br) – O Green Building Council Brasil, criado em março de 2007, é uma organização não governamental que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no País, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de Green Building em um processo integrado de concepção, construção e operação de edificações e espaços construídos.

BREEAM (www.breeam.org) – Intitulada como a mais antiga certificação sustentável ela define padrões e melhores práticas para o projeto, construção e operação de empreendimentos sustentáveis (em inglês).

SBIC (www.nibs.org/?page=sbic) Fundado em 1980, o Sustainable Buildings Industry Council  é uma organização independente, sem fins lucrativos e pioneira ao considerar uma abordagem considerando todos os elementos de facilities dos empreendimentos (em inglês).

UNEP-SBCI (www.unep.org/sbci) – Como parte do United Nations Environment Programme, o Sustainable Buildings and Climate Initiative é uma associação das principais empresas públicas e privadas na área da construção civil, trabalhando em conjunto para promover práticas e políticas para empreendimentos sustentáveis em todo o mundo (em inglês).

Coordenação de Projetos

AGRESC (www.agesc-brasil.org) – Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projeto é uma associação civil de âmbito nacional sem fins lucrativos, fundada oficialmente em 01 de março de 2006, a partir da necessidade de consolidação da atividade de coordenação de projetos, por profissionais (engenheiros e arquitetos) ligados a empresas de coordenação, escritórios de arquitetura, instituições de ensino, construtoras, além de outras associações.

Manuais de Escopo (www.manuaisdeescopo.com.br) – Visando implantar uma política de melhoria contínua da qualidade na cadeia produtiva e de relações éticas entre os seus diversos intervenientes, as entidades mais representativas da construção imobiliária reuniram-se para elaborar um conjunto de ferramentas que possibilitassem a consecução desses objetivos, esclarecendo e desenvolvendo melhores projetos, cumprindo assim todas as etapas necessárias ao atendimento de elevados padrões de qualidade.