BIG News
Home / Biblioteca BIG / Livro: Controle da Qualidade – As ferramentas essenciais

Livro: Controle da Qualidade – As ferramentas essenciais

Ao longo do MBA em Gerenciamento de Projetos sempre busquei uma bibliografia complementar além da que era indicada pelos professores, e quando estudamos o gerenciamento da qualidade não foi diferente. Ao visitar uma livraria, me depararei com um exemplar de Controle da Qualidade – As ferramentas essenciais, de Robson Seleme e Humberto Stadler (Ed. IBPEX).

Um livro relativamente fino para o tema (são só 181 páginas) mas que aborda de forma muita clara e sucinta as diversas ferramentas utilizadas no gerenciamento da qualidade, iniciando com as básicas (5w2h, 5 porquês) e passando por ferramentas de geração de idéias, de análise de causas e para tomadas de decisões, sem deixar de falar de métodos estatísticos e na padronização e nas normas da qualidade.

Para quem está iniciando os seus estudos ou para quem quer revisar conceitos e ter ainda uma rápida e excelente referência sobre o tema, eu digo que é uma excelente opção para se ter na prateleira!

Para fechar, segue o texto que está na aba desta bela edição brasileira!

 

“Uma empresa, ao longo de sua existência, cria métodos e ferramentas para garantir competitividade de mercado e suprir as exigências dos clientes. Prova disso é quando fabrica um produto com uma cor diferente, com um tamanho menor ou com um tipo de tinta mais durável …


Partindo desse exemplo, pode-se perceber que, ao longo do tempo, o mercado vai absorvendo esses determinados “padrões de qualidade” e criando novas normas para o lançamento de em produto ou serviço.

Por isso, essa empresa precisa saber que esse processo de superação deve ser contínuo – pautado, principalmente, na facilidade que seus clientes têm ara encontrar informações sobre um determinado tipo de produto ou para experimentar uma nova marca.

Nesse sentido, a inserção do controle da qualidade numa empresa implica um processo baseado na gestão de elementos, na definição de estratégias e no envolvimento de todo o seu corpo de funcionários.

Para isso, é necessário também que haja foco no cliente, liderança, capacidade de tomada de decisão, relacionamento sincero com fornecedores, determinação e revisão contínua de reclamações ou sugestões. Tudo isso porque a finalidade de um projeto voltado à qualidade é oferecer benefícios às pessoas e à sociedade como um todo, tanto de forma direta quanto indireta.”

Notas e Referencias

Quer saber um pouco mais sobre ferramentas da gestão e controle da qualidade? Então leia a resenha do livro Gerenciamento da Qualidade que faz parte da bibliografia básica utilizada ao longo do MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

Você ainda pode ler todas as resenhas dos outros  títulos bem interessantes junto com alguns TCC  consultando a Biblioteca BIG.

Já leu esse livro ou tem alguma indicação sobre o tema? Pode mandar!

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário e sugestões!

Abraços, CG.

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Artigo: BMW and Brazilian Federal Goverment: Enhancing the automotive industry regulatory environment

Artigo do Professor Rodrigo Navarro em conjunto com os também professores André Valle e Murilo Dias, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *