Breaking News
Home / Biblioteca BIG / Livro: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
Logo_Fundamento_GP

Livro: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

O primeiro livro da série Gerenciamento de Projetos tem como objetivo proporcionar uma visão ampla sobre o gerenciamento de projetos, freqüentemente definido como a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender às suas demandas.

Escrito por professores do FGV Management, o livro foi estruturado em oito capítulos, abordando desde o histórico e da conceituação do gerenciamento de projetos como uma nova disciplina, até a apresentação das principais ferramentas utilizadas nos processos de planejamento, monitoramento e controle.

Inicialmente, são analisadas as razões históricas para o seu desenvolvimento e disserta-se sobre as características comuns existentes em todos os projetos, tais como a temporariedade, a singularidade e a progressividade.

Outros temas abordados pelo livro incluem a ligação da estratégia da corporação com os projetos que levam as empresas a alcançarem seus objetivos nos negócios, os principais benefícios do gerenciamento de projetos, a estrutura do gerenciamento de projetos (dissertando sobre as suas três disciplinas principais: o gerenciamento de portifólio, de programas e de projetos), o seu ciclo de vida e as metodologias existentes, dando ênfase especial à estrutura dos processos conforme definido pelo corpo de conhecimento em gerenciamento de projetos do PMI.

São estudadas as estruturas organizacionais e o seu impacto nos projetos corporativos, identificando suas vantagens e desvantagens, além da análise e apresentação das principais ferramentas utilizadas nos processos de planejamento, monitoramento e controle.Também são apresentados os conceitos fundamentais de planejamento, monitoramento e controle de projetos, decompostos por áreas de conhecimento, bem como as relações das pessoas com os projetos e a melhor forma de gerenciá-las, para que conflitos possam ser evitados e o sucesso possa ser atingido.

O livro “Fundamentos de Gerenciamento de Projetos”, cujo escopo permite a sua adoção nas disciplinas de Gerenciamento de Projetos em cursos de Gestão Empresarial, pode ser considerado o kick-off de um programa de estudos, permitindo ao aluno ter o primeiro contato com o mundo do gerenciamento de projetos, e indicando os posteriores aprofundamentos nas áreas de conhecimento.

Autores: André Bittencourt do Valle, Carlos Alberto Pereira Soares, José Finocchio Jr. e Lincoln de Souza Firmino da Silva

Notas e Referencias

Este livro faz parte da bibliografia básica utilizada ao longo do MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e a publicação original desta resenha você encontra aqui.

Você ainda pode ler todas as resenhas dos livros estudados nas demais disciplinas, além de outros títulos complementares e bem interessantes junto com alguns TCC  consultando a Biblioteca BIG.

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário e sugestões! 

Sobre Carlos Galassi

Carlos Galassi
Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Que tal essas opções?

NGE; Paul Krugman; Lösch; Teoria da Localização; Comércio Internacional

Artigo: A “velha” geografia econômica da nova geografia econômica: Lösch frente aos demais antecedentes da modelagem

Artigo elaborado por  André Coelho, publicado na RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico da UNIFACS. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>