BIG News
Home / Biblioteca BIG / Livro: Gerenciamento de Aquisições em Projetos

Livro: Gerenciamento de Aquisições em Projetos

A Airbus entregou em 15/10/2007, com dois anos de atraso, o primeiro exemplar de seu A380, o maior jumbo da aviação civil da história. O atraso foi devido a problemas de fabricação e de coordenação entre os fornecedores da empresa. Também na Embraer, o atraso na entrega de peças por fornecedores reduziu a meta de entregas de aviões em 2007 de 145 para 135 aeronaves. Esses são apenas dois exemplos da importância do gerenciamento de aquisições em projetos.

O objetivo deste livro é apresentar como se dá o gerenciamento das aquisições em um projeto, o que passa pela decisão de o que, quanto, quando e como serão efetuadas as aquisições, incluindo a administração e o encerramento de contratos.

O livro está estruturado em 10 capítulos. O primeiro mostra as interfaces do gerenciamento de aquisições com outras áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, sendo discutido também os aspectos jurídicos das aquisições. No segundo capítulo são apresentados o conceito e a contextualização do processo de aquisições em projetos, discorrendo sobre as suas três etapas: pré-contratação, contratação e pós-contratação. O terceiro capítulo mostra o que é necessário ser adquirido em projetos, como é tomada a decisão de adquirir e como é elaborada a especificação do que será contratado. O quarto capítulo discorre sobre a solicitação de propostas, sendo discutidos os documentos que devem ser preparados e os critérios de avaliação das propostas. O quinto trata da seleção de fornecedores, desde a divulgação e convocação para a obtenção de propostas até a negociação do contrato, incluindo também a classificação das propostas. O sexto capítulo é dedicado ao instrumento contratual, sendo apresentadas as premissas essenciais relacionadas aos direitos e obrigações das partes contratantes, a natureza jurídica do contrato, os tipos e modalidades de contratos e suas cláusulas e condições. O sétimo trata da administração de contratos, com ênfase no processo de gerenciamento e na administração de reivindicações (claims). No oitavo capítulo são apresentadas as melhores práticas para o processo de encerramento de contratos. No nono são discutidos os riscos nas contratações, sendo identificadas possíveis fontes de risco e as respostas que irão prevenir, transferir, aceitar ou mitigar esses riscos. O último capítulo mostra a importância do planejamento do gerenciamento de aquisições no projeto, apresentando como devem ser planejadas as entregas e atividades necessárias a esse processo, desde a decisão de adquirir até o encerramento do contrato, com os reflexos decorrentes no cronograma e no orçamento do projeto.

Autores: Carlos Magno da Silva Xavier, Deana Weikersheimer, José Genaro Linhares, Lucio José Diniz.

Notas e Referencias

Este livro faz parte da bibliografia básica utilizada ao longo do MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e a publicação original desta resenha você encontra aqui.

Você ainda pode ler todas as resenhas dos livros estudados nas demais disciplinas, além de outros títulos complementares e bem interessantes junto com alguns TCC  consultando a Biblioteca BIG.

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário e sugestões! 


Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Artigo: BMW and Brazilian Federal Goverment: Enhancing the automotive industry regulatory environment

Artigo do Professor Rodrigo Navarro em conjunto com os também professores André Valle e Murilo Dias, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *