BIG News
Home / Biblioteca BIG / Livro: Gerenciamento da Comunicação em Projetos

Livro: Gerenciamento da Comunicação em Projetos

O livro Gerenciamento da Comunicação em Projetos destina-se a todos que precisam aplicar, de forma eficaz, o processo de comunicação nas atividades de seu projeto. No âmbito desses projetos, os gerentes necessitam interagir com grupos diversificados, e aqueles mais bem-sucedidos são os que reconhecem as armadilhas representadas pelas características específicas de cada grupo ou indivíduo, o que elas podem representar para a comunicação e, em função disso, estabelecem pontes para atravessá-las. O livro trata a comunicação tanto como um processo, no qual devem ser usadas técnicas e ferramentas, como uma habilidade, que, como tal, pode ser desenvolvida com a prática e o aprimoramento contínuo.

São discutidas as várias barreiras que precisam ser superadas pelos gerentes de projeto, tanto sob os aspectos comportamentais, organizacionais e técnicos, bem como são assinaladas recomendações para superá-las.

O texto aborda separadamente os três processos prioritários para a gestão da comunicação: o planejamento, a execução e o controle da comunicação.

No primeiro, são assinalados os objetivos gerais de um plano de comunicação e como fazer para implementá-lo. Ao planejar as comunicações, deve-se identificar as necessidades de informações e discutir o plano de comunicação com os interessados, tornando-o mais aderente ao nível desejado pelos mesmos quanto ao detalhamento, mídia, periodicidade e outras necessidades.

Já no processo de execução do plano apresenta-se a questão da distribuição das informações quando surge, normalmente, a maior parte dos problemas e exceções. Discute-se a coleta, sistematização e a distribuição das informações apropriadas durante o projeto como um grande problema para o gerente de projetos e sua equipe, que deve ter disciplina e persistência nessa prática. Nesse capítulo, discute-se não só a visão das ferramentas eletrônicas usualmente empregadas, como também o ponto de vista das técnicas face-a-face, de grande poder de comunicação, mas que requerem, por outro lado, um maior conjunto de habilidades pessoais por parte do gerente do projeto.

Por último, na parte que trata do controle e monitoramento das comunicações, o texto apresenta abordagens voltadas para os relatórios de desempenho do projeto. Em geral, as informações sobre o desempenho incluem o modo como os recursos são usados para atingir os objetivos do projeto, fornecendo informações sobre escopo, cronograma, custo e qualidade.

Neste capítulo, são analisadas as principais características deste relatório e mostra-se como, a partir deste documento, o projeto pode ser controlado. O progresso do projeto precisa ser informado para que possa ser controlado. O fato é que, a partir de uma visão clara do comportamento das variáveis críticas do projeto, existem condições de se propor mudanças e corrigir os rumos para que os objetivos possam ser alcançados e, com esta finalidade, são apresentados alguns exemplos de relatórios.

Concluindo-se o controle da comunicação, são discutidas as necessidades de Gerenciamento das Partes Interessadas (stakeholders), por meio de técnicas e ferramentas tais como reuniões de projeto, apresentações e outras abordagens face-a-face, que permitem uma interação e avaliação da eficácia de como a comunicação é desenvolvida.

O livro tanto cumpre a finalidade de um livro-texto, para os que se aperfeiçoam em Gerenciamento de Projetos em nível de pós-graduação, como permite, aos demais interessados e envolvidos em ambientes de projetos conhecerem as características mais críticas deste importante processo gerencial.

Autores: Lúcio Edi Chaves; Fernando H. Silveira Neto; Gerson Pech; Margareth dos Santos Carneiro

Notas e Referencias

Este livro faz parte da bibliografia básica utilizada ao longo do MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

Você ainda pode ler todas as resenhas dos outros livros estudados nas demais disciplinas, além de outros títulos complementares e bem interessantes junto com alguns TCC  consultando a Biblioteca BIG.

Se você quiser saber um pouco mais sobre comunicação com foco no Gerenciamento de Projetos, indicamos os seguintes artigos:

A publicação original desta resenha você encontra aqui.

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário! 

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Artigo: BMW and Brazilian Federal Goverment: Enhancing the automotive industry regulatory environment

Artigo do Professor Rodrigo Navarro em conjunto com os também professores André Valle e Murilo Dias, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *