BIG News
Home / Biblioteca BIG / Livro: Gerenciamento de Custos em Projetos
Livro FGV
Livro MBA FGV - Gerenciamento de Custos em Projetos

Livro: Gerenciamento de Custos em Projetos

Como conseguir gerenciar os custos em projetos de qualquer tipo, porte ou segmento, respeitando o seu orçamento aprovado, apesar das muitas adversidades que influenciam o seu ciclo de vida? O objetivo do livro é apresentar de uma maneira simples, objetiva e completa, como realizar essa missão que muitas vezes parece impossível!

Atualmente, é muito difícil fazer estimativas realistas e cumpri-las, em virtude das inúmeras mudanças que ocorrem com os projetos. Após terem suas viabilidades analisadas, muitos projetos iniciam com um orçamento predeterminado, que definirá a adequação do seu escopo e os recursos que serão utilizados no seu desenvolvimento.  Em outros projetos, o custo necessário para sua realização é estabelecido durante o processo de planejamento, na medida em que o seu escopo é mais detalhado. Em ambos os casos, todos os recursos necessários para terminar as atividades que vão entregar o escopo previsto, no tempo acordado e com a qualidade definida, devem ser estimados e seus custos unitários definidos. Será possível, então, consolidar os custos dos recursos de todas as atividades em um orçamento que funcionará como base para o controle do projeto.

O livro aborda questões comuns que interferem no gerenciamento de custos de projetos como, por exemplo:

  • Será que atualmente o gerente de um projeto levanta realmente todos os custos nele envolvidos? Ou somente os mais óbvios são lembrados?
  • Quando um projeto é iniciado, pode-se afirmar, com certeza, que o gerente do projeto conhece claramente as atividades necessárias? Pode-se garantir que são relacionadas aquelas atividades relativas ao escopo que não são as entregas principais do projeto, como, por exemplo, fazer reuniões, providenciar aprovações e outras tarefas que consomem tempo, recursos e, conseqüentemente, geram custos?
  • Esse trabalho é desenvolvido com a participação dos especialistas que conhecem com profundidade as atividades que serão executadas?
  • Antes de finalizar as estimativas de custos, os gerentes de projetos se lembram de considerar os riscos envolvidos e destinam uma parte do orçamento para tratar esses riscos?
  • Baseado no planejamento, o desempenho do projeto é acompanhado freqüentemente, os seus desvios são monitorados, identificando-se a causa de cada um deles para, então, determinar ações preventivas e corretivas, com o objetivo de mantê-lo dentro do orçamento?

O livro é dividido em quatro capítulos que vão ajudar os gerentes de projetos a utilizar as melhores práticas do gerenciamento de custos em projetos, de tal forma que possam responder às perguntas dos parágrafos anteriores, afirmativamente e com segurança.

O primeiro capítulo é destinado a um breve e interessante histórico, aos diferentes tipos de custos, ao plano de contas, suas funções, componentes e características. É, também, descrito como o diagrama de Pareto pode auxiliar os processos de planejamento e de controle de custos do projeto.

O segundo capítulo trata, com detalhes, dos diferentes custos unitários de um projeto, como eles são compostos e apresenta vários exemplos práticos, em formatos de tabelas e gráficos.

No terceiro capítulo, são abordadas as estimativas de custos e as diferentes metodologias existentes. A integração da EAP – Estrutura Analítica do Projeto e o uso dos recursos nas estimativas são avaliados. Em relação ao orçamento, foram contempladas técnicas para a sua elaboração, como fazer a sua composição e as nuances que devem ser consideradas para obtenção de um resultado o mais próximo possível da realidade, incluindo, também, os riscos envolvidos no projeto.

Finalmente, o quarto capítulo diz respeito ao controle dos custos do projeto, desmistifica a técnica de análise de valor agregado, apresentando-a de forma bastante detalhada. Mostra também a importância dos relatórios de desempenho que são desenvolvidos periodicamente, com informações coletadas nas reuniões de acompanhamento.

Autores: Christina Barbosa; Farhad Abdollahyan; Paulo Roberto Vilela Dias; OrlandoCelso Longo

Notas e Referencias

Este livro faz parte da bibliografia básica utilizada ao longo do MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e a publicação original desta resenha você encontra aqui.

Você ainda pode ler todas as resenhas dos livros estudados nas demais disciplinas, além de outros títulos complementares e bem interessantes junto com alguns TCC  consultando a Biblioteca BIG.

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário e sugestões! 

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Artigo: BMW and Brazilian Federal Goverment: Enhancing the automotive industry regulatory environment

Artigo do Professor Rodrigo Navarro em conjunto com os também professores André Valle e Murilo Dias, …