BIG News
Home / Biblioteca BIG / Livro: Gerenciamento da Qualidade

Livro: Gerenciamento da Qualidade

O processo de gerenciamento da qualidade em projetos faz parte do livro de Gestão da Qualidade da série de Gestão Empresarial, pois se considerou que seria repetitivo ter o mesmo conteúdo em duas séries de livros pertencentes a cursos de MBA da FGV.

Neste livro, há o embasamento para que o leitor tenha uma boa noção da amplitude e da importância da gestão da qualidade como modelo de excelência para melhor administrar as organizações.

Apresenta-se sugestão de metodologia para a implantação da gestão da qualidade, sendo muito útil na construção de uma trajetória de sucesso pessoal e profissional.

Há um capítulo sobre a evolução do processo da qualidade até os dias de hoje e outro tópicos de suma importância para o gerente de projetos, como o Prêmio Nacional da Qualidade. Prêmio que neste ano teve entre os seus cinco ganhadores a Promon, organização especializada em projetos de infra-estrutura, que vive essencialmente da concepção e implantação de projetos.

Entender o processo do PNQ dá a dimensão das implementações que as empresas que almejam chegar ao patamar de ganhadoras do prêmio precisam fazer.

E para atingir este grau de excelência, sem dúvida, todas as organizações utilizaram – em maior ou em menor número – as ferramentas da qualidade, que também estão bem detalhadas em um capítulo próximo aos métodos específicos de gestão, como 5S, que são utilizados pelos gerentes de projetos cotidianamente.

O propósito de colocar os dois conteúdos em somente um livro alicerça o entendimento do processo da qualidade em projetos, pois esta articulação entre o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) da organização e o projeto é clara, visto que ambos são pautados para atender às necessidades dos clientes, privilegiar a prevenção de defeitos em vez de correções, atribuindo a responsabilidade pela gestão da qualidade à alta direção ou ao gerente do projeto, buscando a melhoria contínua.

No capítulo de projetos, item Planejamento da Qualidade, há uma parte interessante e fundamental, que é indicação de indicadores de desempenho para o projeto. Estes indicadores visam ao monitoramento tanto da qualidade quanto da produtividade e capacidade. São elaborados sempre tendo em vista as metas preestabelecidas que não devem considerar somente índices históricos, visto que estes podem estar contaminados por níveis diferentes de eficiência, atrapalhando o objetivo principal que é o atingimento da qualidade do projeto.

O processo da Garantia da Qualidade está vinculado aos riscos potenciais da não-qualidade, envolvendo as definições e seus controles.

Concluindo o capítulo, há o processo de Controle da Qualidade em projetos, cuja origem é detalhada no início do livro e aqui é apresentada com suas entradas, ferramentas, técnicas e saídas.

É um livro completo que precisa estar na biblioteca dos gerentes de projetos preocupados em atender com qualidade aos requisitos do projeto.

Autores Isnard Marshall Júnior; Agliberto Alves Cierco; Alexandre V. Rocha; Edmarson Bacelar Mota; Sérgio Leusin

Notas e Referencias

Este livro faz parte da bibliografia básica utilizada ao longo do MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e a publicação original desta resenha você encontra aqui.

Você ainda pode ler todas as resenhas dos outros livros estudados nas demais disciplinas, além de outros títulos complementares e bem interessantes junto com alguns TCC  consultando a Biblioteca BIG.

Quer saber um pouco mais sobre ferramentas da gestão e controle da qualidade? Então recomendamos a leitura do livro Controle da Qualidade – As ferramentas essenciais, de Robson Seleme e Humberto Stadler.

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário e sugestões! 

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Artigo: BMW and Brazilian Federal Goverment: Enhancing the automotive industry regulatory environment

Artigo do Professor Rodrigo Navarro em conjunto com os também professores André Valle e Murilo Dias, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *