BIG News
Home / Biblioteca BIG / Livro: Gerenciamento do Escopo em Projetos

Livro: Gerenciamento do Escopo em Projetos

Gerenciar o escopo do projeto envolve garantir que o projeto inclui todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para completá-lo com sucesso. Os projetos são um meio de organizar atividades que não podem ser abordadas dentro dos limites operacionais normais da organização sendo, portanto, freqüentemente utilizados como um meio de atingir as metas definidas no planejamento estratégico. Os objetivos da organização são traduzidos em estratégias, as quais são conduzidas por meio de projetos. Os projetos devem estar de acordo com o plano estratégico da organização e seu escopo relacionado à necessidade de negócios ou outros estímulos que deram origem ao produto, sob pena de falharem.

O livro deixa claro que gerenciar o escopo é crítico. Infelizmente, o trabalho do projeto é, em geral, maior do que se imaginou a princípio. É necessário determinar de forma clara quais são as entregas, fazendo uma separação entre o que está e o que não está incluído no projeto. Além disso, envolve monitorar o projeto para identificar mudanças no escopo e investigar o impacto delas no projeto.

Muitos gerentes de projetos não dão atenção às pequenas mudanças. Existe uma tendência em seguir adiante e adicionar trabalho sem pensar muito sobre o assunto.  Quando se aceita um grande número de mudanças o projeto foge de seu foco original. Quando todas estas mudanças são combinadas, a equipe se dá conta que se comprometeu com muito trabalho extra, e assim não consegue mais cumprir seu orçamento e começa a atrasar seus compromissos.

O gerenciamento do escopo é uma das áreas fundamentais do gerenciamento de projetos. O conhecimento das entregas é importante para determinar a quantidade de trabalho envolvida. Um gerente de projetos bem-sucedido deve conhecer os processos para desenvolver um plano de gerenciamento do escopo. O plano de gerenciamento do escopo vai descrever como o escopo do projeto vai ser gerenciado e como as modificações no escopo vão ser integradas no projeto e as técnicas para analisar a definição de escopo. Além disso, deve conhecer os procedimentos para desenvolver uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Finalmente, é importante saber como controlar o escopo do projeto.

Neste livro, mostra-se a relação do gerenciamento de escopo com as outras áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos e são apresentadas ferramentas e técnicas para analisar o escopo do projeto efetivamente. O termo de abertura do projeto, que vem a ser o documento que autoriza formalmente a existência de um projeto, é analisado em detalhes, uma vez que contém informações importantes para que o gerente do projeto possa desenvolver uma declaração do escopo detalhada do projeto, como base para futuras decisões do projeto.

Particular destaque é dado ao processo de elaboração da Estrutura Analítica do Projeto (EAP), orientando passo-a-passo o procedimento de criação, fornecendo diversos exemplos e regras de validação. Além disso, são delineados os processos de verificação e controle associados ao gerenciamento do escopo. O livro encerra com importantes recomendações relativas ao que fazer e não fazer para garantir o sucesso do gerenciamento do escopo do projeto. Lembrando que a análise precisa das necessidades do cliente, o planejamento e a definição precisa do escopo são críticos para o sucesso do projeto como um todo.

Autores: Mauro Afonso Sotille, Luis C. de Moura Menezes, Luiz F. da Silva Xavier e Mário L. Sampaio Pereira

Notas e Referencias

Este livro faz parte da bibliografia básica utilizada ao longo do MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e a publicação original desta resenha você encontra aqui.

Você ainda pode ler todas as resenhas dos livros estudados nas demais disciplinas, além de outros títulos complementares e bem interessantes junto com alguns TCC  consultando a Biblioteca BIG.

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário e sugestões! 

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Artigo: BMW and Brazilian Federal Goverment: Enhancing the automotive industry regulatory environment

Artigo do Professor Rodrigo Navarro em conjunto com os também professores André Valle e Murilo Dias, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *