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Livro: Negociação e Administração de Conflitos

Os projetos avançam pela superação de inúmeros desafios e pela resolução de problemas que ocorrem numa grande diversidade de transações, das mais simples às mais complexas. Envolvem produtos e serviços, conhecimento e informação que integram uma “solução total” a ser entregue a um cliente. Essa solução integrada deve atender a determinados requisitos de negócios em contextos de restrições de tempo e custo, além de benefícios de qualidade.

Diversos tipos de desafios e oportunidades, antagonismos e conflitos, contradições e ambigüidades ocorrem durante o ciclo de vida de qualquer projeto. Eles precisam ser contínuos e habilmente abordados segundo a percepção dos diversos stakeholders. São negociados os aspectos concretos relacionados à natureza do projeto, também chamados de aspectos substantivos, como: o escopo, o tempo e os cronogramas; as partes envolvidas, conhecimentos necessários, níveis de proficiência requeridos; investimentos, riscos e oportunidades, recursos físicos e logísticos, hardware e software, recrutamento e seleção, arquitetura das equipes e forma de gestão, aditivos e critérios contratuais para dirimir conflitos; documentação, forma de acompanhamento e chek lists. Para que um projeto avance é necessário também tratar dos aspectos relacionais associados ao processo de comunicação e à percepção; ligados às suscetibilidades, estima e incentivo; tensões e reconhecimento. Por isso, é necessário negociar formas de liderança e administrar conflitos objetivando levar a equipe do projeto ao alto desempenho.

Segundo pesquisa realizada pelo The Standard Group, entre os fatores que causam falhas em projetos, mais de 40% são devidos a quatro problemas mais relevantes: falta de insuficiente input do usuário; especificações e necessidades incompletas; mudanças nas especificações e necessidades; e falta de apoio da gerência executiva. Essas condições identificadas pela pesquisa requerem a alocação de importantes energias de negociação com os interlocutores envolvidos, para que possam ser obtidos acordos positivos de qualidade na definição do escopo de projetos.

Questões como essas tornam a Negociação e a Administração de Conflitos imprescindíveis para os profissionais que lidam com o assunto, como gestores, membros e líderes de equipes de projetos que desejam fortalecer suas competências. No âmbito das negociações, as competências sustentam-se em algumas habilidades principais a serem continuamente desenvolvidas. Os gestores devem administrar conflitos tratando de questões tensas em contextos de crescente complexidade nos quais se desenvolvem as relações interpessoais, intergrupais e multiculturais. Analisar as situações e tomar decisões, que possibilitam identificar oportunidades nos problemas e tomar decisões sob pressão e incerteza, assim como conduzir pessoas e equipes para abordar as divergências pela ótica do problema comum a ser solucionado. Comunicar-se de forma eficaz, ampliando a capacidade de perceber as diversas manifestações do comportamento humano que favorecem interações positivas, permite alinhar interesses fortalecer os laços e conduzir o projeto ao sucesso.

O livro Negociação e Administração de Conflitos da Série Gerenciamento de Projetos, da FGV– Management está dividido em quatro capítulos.

O primeiro capítulo apresenta um sumário dos quatro casos, discorre sobre as principais correntes de abordagem e destaca os elementos conceituais do modelo mental dos negociadores, relevantes à compreensão do processo. Para isso, propositalmente, o texto destaca as principais idéias-chave, apresentado-as numa ordem tal que permita sua posterior integração.

O segundo capítulo focaliza os aspectos relacionais envolvidos nas negociações, com destaque para comportamentos e práticas adotadas pelos negociadores, buscando instigá-los a perceber melhor as pessoas, suas ações e reações em contextos de negociação. Destaca a apresentação de duas pesquisas realizadas com negociadores brasileiros sobre as características mais importantes e práticas mais freqüentes por eles utilizadas nas suas negociações.

O terceiro capítulo descreve os aspectos substantivos que estão envolvidos nas negociações, associados ao conteúdo e aos resultados desejados, que são determinantes para qualificar e quantificar o que as partes esperam obter ao final do processo de negociação, apresentando inúmeros exemplos e ilustrações de como esses aspectos se manifestam em situações reais.

O quarto capítulo busca estimular uma reflexão crítica sobre os aspectos práticos que favorecem as negociações e a administração de conflitos. O texto é enriquecido com casos provenientes de diversas áreas, assim como conhecimentos adquiridos através de experiências pessoais dos autores.

Autores: Eugenio do Carvalhal, Antônio André Neto, Gersem M. de Andrade e João Vieira de Araújo

Notas e Referencias

Este livro faz parte da bibliografia básica utilizada ao longo do MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e a publicação original desta resenha você encontra aqui.

Você ainda pode ler todas as resenhas dos livros estudados nas demais disciplinas, além de outros títulos complementares e bem interessantes junto com alguns TCC  consultando a Biblioteca BIG.

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário e sugestões! 

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Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

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