BIG News
Home / Biblioteca BIG / Livro: O gerente de projetos na empresa

Livro: O gerente de projetos na empresa

Este livro do professor Roque Rabechini Jr é bem interessante por conta do ponto de vista em que é escrito, o gerente de projetos, diferente da maioria das obras sobre gerenciamento de projetos que aborda em geral as disciplinas e metodologias.

Recheado de cases e entrevistas, é uma excelente fonte de pesquisa!

Para rechear essa resenha e deixar com mais vontade e motivação de ler o livro, segue pequeno texto que está na aba do livro e a sinopse direto do site da editora. Eu sinceramente não podia escrever nada melhor, além de recomendar a leitura!

Aba

Um novo perfil de gerente de projetos se configura. Sua competência passa a levar em conta, além dos fatores técnicos, a capacidade de resolver conflitos dos diferentes interessados no projeto; de melhorar o desempenho das equipes; de vencer os desafios da comunicação; garantir a qualidade dos produtos/serviços gerados pelo projeto, entre outras. Em síntese, o novo gerente de projetos se apresenta de forma mais profissional, integrando, no ato da gerencia, suas competências comportamentais e técnicas.

Este novo gerente de projetos nasce da necessidade que as empresas têm de administrar, de forma mais eficaz, suas atividades inteligentes (as de projeto, portanto), uma vez que são elas que mais adicionam valor aos produtos/serviços.

Globalização irreversível, competitividade acirrada, clientes ávidos por entregas com prazos cada vez mais estreitos, produtos com qualidade garantida, gestão assídua dos orçamentos, entre outras razões, atestam que há uma busca intensa de possibilidades consistentes em alcançar o sucesso em projetos, onde o gerente de projetos desempenha um papel essencial. Esta é a pauta de questões que, atualmente, estão inquietando executivos ou profissionais que ocupam cargo gerencial nas empresas e isto pode ser percebido pelos atuais movimentos em torno do gerenciamento de projetos.

O gerente de projetos na empresa deverá, nas próximas décadas, ser o responsável pelo sucesso dos empreendimentos organizacionais atrelados às estratégias de crescimento organizacional.

Sinopse

Este livro apresenta uma característica diferente da maioria das publicações que abordam tema semelhante. Seu foco se concentra em desenvolver as habilidades plenas do gerente de projetos, ao contrário de outras obras, que enfatizam a disciplina Gerenciamento de Projetos. Nesse sentido, enfatiza o fator técnico no desenvolvimento das competências do gerente de projetos para justifi car como ele vai conduzir com eficácia os empreendimentos da empresa.

A obra está organizada em quatro partes. A primeira aborda o ambiente do gerente de projetos, destacando os aspectos relativos à organização de projetos e à necessidade de análise dos interessados no projeto. O tema central da Parte II envolve as competências em gerenciamento de projetos. Nessa abordagem conceitual, serão tratadas três camadas propostas para o desenvolvimento das competências: uma, sobre o indivíduo, onde são apresentados grupos de competência, de projeto, negócio e gerência; outra, sobre as equipes, em que são dimensionados os grupos de competências ligados às tarefas e aos relacionamentos; e na terceira camada são apresentadas as competências organizacionais, enfatizando os modelos de maturidade.

A Parte III aborda as práticas das competências gerenciais mais relevantes: conflito, negociação e liderança. Dedica-se a Parte IV ao delineamento de um roteiro de alocação de competências em gerenciamento de projetos, seguido da configuração de um caso prático e da organização de informações do dia a dia do gerente de projetos.

Livro indispensável para gerente de projetos e para profissionais que trabalham na área de projetos, bem como para instituições que pretendem institucionalizar o gerenciamento de projetos como modelo de negócios. Leitura complementar para os cursos de graduação em Engenharia e Administração e de pós-graduação, especialmente para programas de MBA em gerenciamento de projetos.

 

Outro livro em que o Prof. Roque colabora e também li durante o MBA foi o Gerenciamento de Riscos em Projetos.

Boa leitura!

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Artigo: BMW and Brazilian Federal Goverment: Enhancing the automotive industry regulatory environment

Artigo do Professor Rodrigo Navarro em conjunto com os também professores André Valle e Murilo Dias, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *