Recomendado pelo Rodrigo Navarro numa das aulas de estratégia no MBA em Gerenciamento de Projetos, eu acabei comprando e lendo o espetacular Oportunidades Disfarçadas, livro do Carlos Domingos.
Na página da editora existe uma pequena resenha que descreve bem o que encontramos no livro:
Em momentos de crise, o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado. Essa é a hora de sair à procura de boas oportunidades de ganhar dinheiro.
Oportunidades disfarçadas é um verdadeiro catálogo de idéias criativas e soluções originais para as mais variadas dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos.
Resultado de sete anos de pesquisa, este livro reúne 200 casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas.
Você vai se surpreender com histórias como a do vendedor de enciclopédias quase falido que, para atrair as compradoras, dava perfumes de brinde. O sucesso da fragrância foi tão grande que ele percebeu que o melhor seria mudar de ramo. Nascia, assim, a Avon.
Esta é uma leitura obrigatória para executivos, empresários e todo profissional que busca sobreviver à atual crise financeira e vencer no mundo competitivo em que vivemos.
Se você anda preocupado, insatisfeito, perdido, indignado ou todas as alternativas anteriores, aproveite: é deste terreno fértil que nasceram as idéias mais inovadoras do mundo dos negócios.
Oportunidades disfarçadas traz centenas de histórias surpreendentes, fatos curiosos e passagens emocionantes envolvendo as maiores marcas do mundo e alguns dos empreendedores mais admirados de todos os tempos, contando como as piores crises e as observações mais improváveis – e sagazes – foram determinantes em suas trajetórias.
Você vai descobrir que Bill Gates foi o protagonista do mais perfeito blefe já arquitetado no mundo dos negócios e que o açúcar brasileiro e os relógios suíços adotaram uma antiga estratégia para sobreviver aos concorrentes: “Se você não pode vencê-los, junte-se a eles.”
Também ficará sabendo como um brasileiro descobriu as sandálias usadas por pescadores franceses que iriam revolucionar sua empresa e virar febre nacional. Com a Melissa, a Grendene chegou a vender 25 milhões de pares em um único ano.
Escrito com o olhar de um bem-sucedido empresário e a fluidez de um redator publicitário premiado,Oportunidades disfarçadas alia informação e entretenimento, seriedade e humor, profundidade e leveza.
Se quiser saber um pouco mais sobre o livro, entre no site.
Recomendo, e muito, a leitura!