BIG News
Home / Biblioteca BIG / Livro: Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos

Livro: Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos

O objetivo do livro Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos é apresentar um roteiro para a correta avaliação de projetos. Foram introduzidos conceitos que apóiem o gerente de projetos na sua tomada de decisão. Trata-se de um livro abrangente, com muitos exemplos e sólido embasamento teórico. O livro compreende cinco capítulos. Iniciamos nosso estudo com a determinação dos fluxos de caixa, revendo importantes conceitos contábeis, que servem de base à análise de valor dos projetos. Dessa forma, o primeiro capítulo inclui a base conceitual em finanças para o estudo de viabilidade de projetos. São apresentados os conceitos de empresa, noções de capital de giro e orientação para a projeção dos fluxos de caixa de um projeto.

O segundo capítulo apresenta os modelos determinísticos usualmente utilizados na avaliação de oportunidades de investimento. São apresentados os modelos de payback simples e descontado, valor presente líquido, taxa interna de retorno e índice de lucratividade. São abordadas suas vantagens e limitações por meio de exemplos práticos. O capítulo seguinte aborda risco e o custo de capital sob os pontos de vista dos proprietários (acionistas), credores e da empresa como um todo. São tratados os conceitos de alavancagem operacional e financeira. Financiamento com o uso de leasing, suas vantagens e desvantagens também são externadas. O quarto capítulo relata os riscos econômico-financeiros dos projetos: isolado, da empresa e de mercado, bem como os métodos de ajustes adequados. Desse modo, apresenta exemplos de equivalência à certeza, análises de sensibilidade e cenários, ajuste de taxas de desconto, árvores de decisão e simulações. O método de ponta das opções reais é relatado, bem como a utilização de Project Finance. O capítulo cinco apresenta um estudo de caso abrangente no qual se sintetiza o conteúdo aprendido. Apresentamos a análise da viabilidade econômico-financeira de dois projetos e a tomada de decisão, verificando a geração de valor para o acionista. Aplicações especiais são desenvolvidas, ilustrando a utilização de diversas técnicas apresentadas. Todos os capítulos são concluídos com um resumo informativo de seu conteúdo, facilitando futuras consultas.

Finalmente, na conclusão, ponderamos que tudo o que estudamos somente tem significado quando somado à nossa experiência pessoal. A intuição, tão arduamente desenvolvida ao longo da vida, estará, acima de tudo, a serviço do leitor, para que possa escolher a abordagem adequada e os instrumentos mais eficazes para tomar suas decisões de investimento em projetos. Nesse sentido, os exemplos práticos apresentados facilitarão a compreensão, mas isso não exclui a necessária contribuição da sua visão das oportunidades de investimento, do futuro, e até seus sonhos. De fato, por trás de cada projeto, há um sonho que surgiu quase que por acaso. A centelha criadora está presente em todos nós, e o livro se propõe a auxiliar a todos quantos desejem transformar seus projetos em realidade. Desejamos que nosso esforço sirva para pavimentar o caminho de muitos empreendedores, gerentes de projetos, construtores de um mundo melhor para todos nós.

Autores: Ricardo Bordeaux Rêgo; Goret Pereira Paulo; Ilda M. de Paiva Almeida Spritzer; Luís Pérez Zotes

Notas e Referencias

Este livro faz parte da bibliografia básica utilizada ao longo do MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e a publicação original desta resenha você encontra aqui.

Você ainda pode ler todas as resenhas dos livros estudados nas demais disciplinas, além de outros títulos complementares e bem interessantes junto com alguns TCC  consultando a Biblioteca BIG.

Boa leitura e não esqueça de deixar o seu comentário e sugestões! 


Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Artigo: BMW and Brazilian Federal Goverment: Enhancing the automotive industry regulatory environment

Artigo do Professor Rodrigo Navarro em conjunto com os também professores André Valle e Murilo Dias, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *