BIG News
Home / Projetos e Construção / Legislação e Normas / Norma de acessibilidade em edificações entra em consulta pública

Norma de acessibilidade em edificações entra em consulta pública

Novo texto da NBR 9050 traz mudanças nos parâmetros para barras de apoio nos banheiros e uso da calçada.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) abriu a consulta pública para o projeto de revisão da norma NBR 9050, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O novo texto foi elaborado pela Comissão de Estudo Acessibilidade em Edificações, do Comitê Brasileiro de Acessibilidade (CB-40).

O texto vai cancelar e substituir a edição anterior da norma, publicada em 2004. De acordo com a coordenadora da comissão de estudo, Adriana Prado, a nova norma foi feita em consideração à regra da ABNT que pede a revisão dos textos a cada cinco anos.

Além disso, a revisão foi necessária, pois, segundo a coordenadora, foram recebidas muitas reclamações em relação à barra de banheiro que deve ser colocada sobre a caixa acoplada. “Quando fizemos a primeira norma, a caixa acoplada era mais baixa. Logo depois, os fornecedores tiraram-na do mercado e passaram a falar que nós erramos”, afirma Adriana.

A revisão também traz novos parâmetros para as barras de apoio de vasos sanitários, o formato do corrimão e o uso da calçada, que foi dividido em três faixas. De acordo com Adriana, a Comissão de Estudos se baseou na definição feita pela prefeitura de São Paulo para elaborar a divisão.

A norma fica em consulta pública no site da ABNT até o dia 18 de outubro. Nos próximos meses, a comissão irá analisar as novas propostas para elaborar o texto final.

Ainda não há previsão de quando a norma será publicada, mas a coordenadora pede que os interessados em contribuir com o novo texto já ofereçam sugestões com uma redação completa. “Pedimos que sejam feitas propostas de texto para aquilo que a pessoa não concorda, para agilizar o processo”, conclui Adriana.

Original por Aline Rocha na PINIWeb você encontra aqui.

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Legislações sustentáveis

Em terceiro lugar no ranking mundial, o Brasil é uma das nações mais avançadas em quantidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *