Parte do complexo cultural e educacional da Fundação Getulio Vargas, a Torre Oscar Niemeyer passa a ser “LEED Certified” pelo Green Building Council.
O LEED é um programa de certificação que avalia construções sustentáveis de alto desempenho. Esta ferramenta oferece a validação realizada por terceiros das características sustentáveis de um projeto e certifica que o edifício funciona exatamente da forma como foi planejado.
Mario Rocha, diretor de Operações da Fundação Getulio Vargas, ressalta a importância desta certificação pelo fato do LEED atestar o comprometimento de todas as etapas da obra até a inauguração do prédio, avaliando diversos fatores, como eficiência energética, qualidade dos ambientes internos, tecnologia, inovação, entre outros.
Inaugurada em dezembro de 2013, a Torre Oscar Niemeyer fica situada na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro. O projeto do complexo foi idealizado por Oscar Niemeyer na década de 50 e esta foi a primeira das obras do arquiteto inaugurada após sua morte.
O novo conjunto visa atender aos propósitos da Fundação nos dias de hoje e traz benefícios que extrapolam a área de atuação da FGV, permitindo a ampliação de bens públicos oferecidos pela instituição e a modernização do bairro de Botafogo.
Galeria
A FGV disponibilizou uma galeria bem bacana com fotos e vídeos mostrando as etapas de construção. Para visualizar, basta clicar neste link.
Quer saber mais sobre empreendimentos sustentáveis? Então veja aqui outras publicações no BIG sobre o LEED, Referncial AQUA e empreendimentos sustentáveis!
Recomendamos ainda a leitura dos seguintes artigos:
- Livro sobre custos, benefícios e estratégias da construção sustentável – Confira alguns detalhes e faça o download da versão digital do livro “Tornando nosso ambiente construído mais sustentável – Custos, Benefícios e Estratégias”.
- Compra verde – Diretor de qualidade da Joal Teitelbaum relata experiência da construtora para obter a certificação de empreendimentos residenciais sustentáveis.
- Sai o primeiro LEED Ouro EB O&M do Brasil – A certificação de operação e manutenção é oportunidade para reduzir o impacto ambiental dos edifícios e garantir qualidade de vida aos ocupantes.
- Prefeituras despertam para a certificação verde – Municípios passam a criar formas de incentivo e de controle das construções sustentáveis, que vão desde IPTU verde a selos de qualidade.
Gostou? Não esqueça de deixar o seu comentário e de quebra, curta a nossa página no Facebook!
Para ver a publicação original no portal da FGV é só clicar aqui.