BIG News
Home / Projetos e Construção / Empreendimentos Sustentáveis / Projeto de Niemeyer é LEED Certified
Projeto de Niemeyer é LEED
Centro Cultural da FGV - Projeto de Oscar Niemeyer

Projeto de Niemeyer é LEED Certified

Parte do complexo cultural e educacional da Fundação Getulio Vargas, a Torre Oscar Niemeyer passa a ser “LEED Certified” pelo Green Building Council.

O LEED é um programa de certificação que avalia construções sustentáveis de alto desempenho. Esta ferramenta oferece a validação realizada por terceiros das características sustentáveis de um projeto e certifica que o edifício funciona exatamente da forma como foi planejado.

Mario Rocha, diretor de Operações da Fundação Getulio Vargas, ressalta a importância desta certificação pelo fato do LEED atestar o comprometimento de todas as etapas da obra até a inauguração do prédio, avaliando diversos fatores, como eficiência energética, qualidade dos ambientes internos, tecnologia, inovação, entre outros.

Inaugurada em dezembro de 2013, a Torre Oscar Niemeyer fica situada na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro. O projeto do complexo foi idealizado por Oscar Niemeyer na década de 50 e esta foi a primeira das obras do arquiteto inaugurada após sua morte.

O novo conjunto visa atender aos propósitos da Fundação nos dias de hoje e traz benefícios que extrapolam a área de atuação da FGV, permitindo a ampliação de bens públicos oferecidos pela instituição e a modernização do bairro de Botafogo.

Galeria

A FGV disponibilizou uma galeria bem bacana com fotos e vídeos mostrando as etapas de construção. Para visualizar, basta clicar neste link.

Notas e Referencias

Quer saber mais sobre empreendimentos sustentáveis? Então veja aqui outras publicações no BIG sobre o LEED, Referncial AQUA e empreendimentos sustentáveis!

Recomendamos ainda a leitura dos seguintes artigos:

 

Gostou? Não esqueça de deixar o seu comentário e de quebra, curta a nossa página no Facebook!

Para ver a publicação original no portal da FGV é só clicar aqui.

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

AQUA HQE Rio de Janeiro

Sai o primeiro Aqua-HQE no RJ

Projeto Ilha Pura, empreendimento de 800 mil m² desenvolvido pela Odebrecht e Carvalho Hosken, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *