BIG News
Home / Projetos e Construção / Empreendimentos Sustentáveis / Sai o primeiro Aqua-HQE no RJ
AQUA HQE Rio de Janeiro
Projeto Ilha Pura é o primeiro no Rio de Janeiro a receber certificação sustentável para bairros pelo selo Aqua!

Sai o primeiro Aqua-HQE no RJ

Projeto Ilha Pura, empreendimento de 800 mil m² desenvolvido pela Odebrecht e Carvalho Hosken, é o primeiro no Rio de Janeiro a receber certificação sustentável para bairros, o Aqua-HQE Bairros e Loteamentos da Fundação Vanzolini.

A Fundação Vanzolini concedeu ao projeto Ilha Pura, um bairro planejado entre o maciço da Pedra Branca e as lagoas da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira certificação Aqua-HQE Bairros e Loteamentos da cidade. Além das torres do empreendimento desenvolvido pelas incorporadoras Odebrecht Realizações Imobiliárias e Carvalho Hosken, que já receberam o certificado Aqua-HQE Residencial, as instalações de lazer e convivência implantadas na área de mais de 800 mil m² também foram reconhecidas como sustentáveis.

Para receber a certificação, o bairro foi avaliado em relação ao cumprimento de 17 objetivos de desempenho ambiental divididos em três temas: integração e coerência do bairro; recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária do bairro e vida social e dinâmicas econômicas.

Entre as medidas sustentáveis adotadas pelo projeto, está a redução da emissão de gases de efeito estufa durante o período de obras; uso de madeira nativa certificada; reutilização e reciclagem de resíduos; implantação de estação de tratamento para reuso da água dos chuveiros e lavatórios nas bacias sanitárias e reposição da água dos lagos; e redução no consumo de energia elétrica por meio de ações como instalação de lâmpadas LED, sensores de presença, usina de painéis fotovoltaicos e elevadores com sistema regenerativo.

Para o paisagismo do parque de 72 mil m² que integra o bairro, projetado pelo escritório Burle Marx, serão utilizadas 163 espécies e mais de 35 mil mudas de plantas cultivadas em um viveiro ao lado do terreno da Ilha Pura, evitando o impacto de transporte das espécies.

A previsão é de a primeira fase das obras seja concluída até 2016, quando atletas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro ficarão acomodados em Ilha Pura.

Notas e Referencias

Quer saber mais sobre empreendimentos sustentáveis? Então veja aqui outras publicações no BIG sobre o LEED, Referncial AQUA e empreendimentos sustentáveis!

Recomendamos ainda a leitura dos seguintes artigos:

  • Compra verde – Diretor de qualidade da Joal Teitelbaum relata experiência da construtora para obter a certificação de empreendimentos residenciais sustentáveis.

Gostou? Não esqueça de deixar o seu comentário e de quebra, curta a nossa página no Facebook!

Para ver a publicação original por Kelly Amorim no portal PINIWeb é só clicar aqui.

 

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Legislações sustentáveis

Em terceiro lugar no ranking mundial, o Brasil é uma das nações mais avançadas em quantidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *