BIG News
Home / Economia / Construção Civil / Sam Zell: “Não há bolha no mercado imobiliário no Brasil”

Sam Zell: “Não há bolha no mercado imobiliário no Brasil”

O megainvestidor norte-americano Sam Zell disse em evento realizado no último dia 16/10 em São Paulo que não há bolha no setor imobiliário brasileiro.

Zell investe nesse segmento no Brasil desde a década de 90 e já foi sócio de empresas como a incorporadora Gafisa e a BR Malls, de shoppings centers.

“É muito difícil ter bolha sem um financiamento fora de controle”, afirmou o investidor, durante evento da associação brasileira de shopping centers, a Abrasce.

“Bolhas se referem a sonhos, a coisas fora da realidade. Não consigo olhar para o Brasil e dizer que há uma bolha quando as taxas de juros são seis ou sete pontos percentuais maiores que nos Estados Unidos e onde há capital abundante”, completou.

Apesar disso, ele disse que o cenário de crise na Europa e nos Estados Unidos vai criar “tempos difíceis” para o Brasil nos próximos dois anos.

Segundo Zell, dono da empresa de investimentos Equity International, o tempo de abundância de capital para os países emergentes, que ocorreu nos últimos cinco anos, já passou.

MÉXICO

O megainvestidor disse que está olhando para oportunidades de negócios em outros dois países da América Latina, além do Brasil: Colômbia e México.

Sua firma de investimentos já deteve participações importantes nas maiores empresas de financiamento e do setor imobiliário do México, mas vendeu-as nos últimos anos.

“Estamos voltando a focar no país agora”, disse. Segundo ele, o México tem uma força de trabalho numerosa e jovem e os custos de produção não são tão altos quanto na China.

Reportagem original por Mariana Aragão na Folha você encontra aqui.
 
Veja outras postagens recentes no BIG sobre o mercado imobiliário você encontra aqui.
 

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

IGP-M desacelera em Outubro

Segundo a FGV/IBRE, o índice mostra novo recuo na segunda prévia de outubro O Índice …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *