BIG News
Home / Gestão / Sucesso a longo prazo: Foco
fonte: PMI e-link abril 2016

Sucesso a longo prazo: Foco

O que você deveria estar fazendo agora em vez de ler este artigo?

Eu pergunto porque existem inúmeras solicitações concorrendo por sua atenção, correto? Sua caixa de entrada de e-mails, mensagens de texto que você precisa responder, manchetes do noticiário, uma parte interessada que precisa de algo, um problema em casa, um prazo para entrega vencendo em poucas horas, algo que deu errado em um projeto, um cliente irritado, o chefe exigente, algo que você deveria fazer mas não consegue se lembrar agora. E claro, este artigo.

Distrações bombardeiam as nossas vidas. É um ataque implacável de demandas concorrentes, todas competindo por pelo menos um momento da nossa atenção. Gloria Mark mostra numa pesquisa que os profissionais que tipicamente lidam com informação são interrompidos uma vez a cada três minutos. Antes de colocar a culpa na Geração Y, nas salas abertas ou na tecnologia, Mark descobriu que em 44% das vezes somos nós que interrompemos a nós mesmos!

Uma vida superficial

Vivemos de forma superficial. Conseguir tempo para trabalhar de forma profunda, focada e ininterruptamente é raro para a maioria de nós. Se trabalho profundo fosse uma espécie, certamente estaria na lista das ameaçadas por extinção. Isso tem impacto em nossos projetos, nossas organizações e sobre nós mesmos.

E se a sua capacidade para ter sucesso não tivesse a ver com o seu QI? Ou com o número de horas que você trabalha? Ou com o seu título? Ou com a sua aparência, a família em que você cresceu ou a faculdade em que você se formou?

E se a sua capacidade para ser um gerente de projetos bem-sucedido nos próximos anos se reduzisse a isso: a sua habilidade para se concentrar. Estou falando sobre a sua habilidade em usar o tempo sem distrações, com as suas capacidades cognitivas no limite, permitindo-se criar valor e melhorar as suas habilidades.

Depois de treinar centenas de executivos, percebi que um ponto comum entre os líderes mais bem-sucedidos se resume no que eles focam. Eles desenvolveram a capacidade de focar nas coisas mais importantes, na maior parte do tempo, e são menos suscetíveis a se distrair com o trivial.

Nós todos temos as mesmas 24 horas por dia. A diferença está em o que prestamos atenção.

Notas e Referencias

Este artigo está disponível na íntegra no ProjectManagement.com e foi enviado por e-mail na publicação de abril do PMI e-Link.

Como uma boa dica é sempre bem vinda, veja também outras publicações sobre Gerenciamento de Projetos aqui no BIG!

Gostou do nosso conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook!

Comentários

comentário(s)

Sobre Carlos Galassi

Arquiteto formado pela FAU/UFBa, possui especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos na FGV. Tem ampla experiência na implantação, gerenciamento e manutenção predial de empreendimentos de grande porte da Construção Civil, já tendo desempenhado estas atividades fora do Brasil. Além de Desenvolvedor e Editor do BIG, atua como Voluntário no PMI Capítulo Bahia como Diretor de Comunicação e Marketing e é sócio da OCA Solutions, empresa de consultoria empresarial.

Confira também

Drones: inovação nas construtoras!

Empresas usam pequenas aeronaves não tripuladas para prospectar terrenos, apresentar etapas da obra e promover …